19 de julho de 2013

Felicidade Clandestina – Clarice Lispector – Contos – 1998 lª Edição.



 
 
Bom dia, 
Meu primeiro contato com a palavra de Clarice Lispector foi através de uma entrevista concedida ao jornalista Junio Lerner para o Programa Panorama em 1977. Não foi um começo feliz, não gostei da falta de vida como resultado final desta entrevista.
Nova tentativa em conhecer melhor o trabalho de Clarice foi quando escolhi entre suas 31 obras o livro de contos “Felicidade Clandestina” 1ª edição de 1998, resultado final: sábia escolha. Nesta obra reúnem-se 25 contos. 
 
Lendo com calma e sem pressa, vantagens deste gênero literário, aos poucos atribuí notas a cada conto de acordo com o sentimento despertado, semelhança com a minha linha de pensamento e meu grau de entendimento do contexto. Foram atribuídas notas de 08 a 10 a um conjunto de 11 contos. Aos demais 14 contos eu não atribui nota por que optei por evitar a precipitação de minha parte na avaliação dos referidos trabalhos, com base no meu pouco conhecimento das obras de Clarice Lispector. 
 
Ainda em “Felicidade Clandestina” eu quero destacar o conto que mais amei, refiro-me aquele que recebeu o nome da obra. Impressionante a forma como a escritora desnudou o nascer, crescer e florescer dos sentimentos da personagem que desejou ter em suas mãos o livro As reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. Não há ponto alto neste trabalho, ou seja, aquele que mais despertou sentimentos e lembranças, apenas trata-se de uma harmonia de palavras que merece a nossa melhor indicação. 
 
Excelente sexta-feira para você,
Kátia Regina Maba (FURB)
Blumenau (SC). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário