22 de outubro de 2015

"O Manuscrito de Mediavilla"



Boa noite
Recomendamos para seus momentos de leitura o romance "O Manuscrito de Mediavilla" do autor Isaias Pessotti Romance/Literatura Nacional – Editora 34.

Sinopse: Depois do sucesso de seu primeiro livro “Aqueles Cães Malditos de Arquelau” (Prêmio Jabuti/1994 e Livro do Ano Câmara Brasileiro do Livro), Isaias Pessotti brinda o leitor com mais um grande romance "O Manuscrito de Mediavilla".
Um grupo de professores de história medieval da Universidade de Milão ao realizar uma pesquisa sobre os templários – cavaleiros da controversa ordem religiosa e militar que lutou nas Cruzadas e foi perseguida pelo rei da frança e pelo para Clemente V, descobre uma biblioteca pouco conhecida de manuscritos raros em um mosteiro da região da Umbria e indícios da presença dos Cavaleiros Templários na construção da igreja.
Pessotti consegue aliar a este conteúdo altamente erudito uma narrativa cheia de humor, paixão e suspense, que fazem de sua leitura uma experiência única.

Resenha: A partir dos temas acima mencionados, para mim muito interessantes, se desenvolve a história descrevendo as relações entre os historiadores Enrico, Sandro, Clara, Laura e Alberto. Os personagens demonstram um grande senso de humor, o que tornou a história muito atraente para mim. O romance é enriquecido com fatos envolvendo a história dos Cavaleiros Templários.

O autor inseriu muito bem o ambiente da época medieval no presente dos personagens, além de proporcionar certo romantismo com os personagens Enrico e Laura. Além disso, tem um misterioso código em um manuscrito a ser revelado. Através de personagens atuais, é transmitida uma verdadeira aula sobre os Cavaleiros Templários e os motivos que levaram à extinção da Ordem do Templo.
O que eu achei um ponto negativo da história é a extensa descrição de aspectos técnicos de arquitetura sobre a construção de igrejas na Idade Média. Esses detalhes amplamente descritos em minha opinião foram cansativos. Contudo, achei uma leitura muito agradável.
Importante: A resenha acima mencionada é da leitora/parceira Laura Maria Pais Simão, residente em Petrópolis (RJ) e nasceu em 29 de julho de 1976.

Perfil do autor: Isaias Pessotti nasceu em São Bernardo do Campo em 1933. Exerce atribuições de escritor, psicólogo e professor universitário. Obteve o título de Doutorado em Psicologia pela 
Universidade de São Paulo (USP) em 1969.

Abraços

Laura e Kátia

Nenhum comentário:

Postar um comentário