10 de julho de 2015

“Impulsos do Coração” - Mônica de Castro.



Boa tarde

Eu recomendo ler a obra “Impulsos do Coração” romance espírita brasileiro, elaborado pelas mãos da escritora Mônica de Castro. 1ª edição/2013, 448 pg., Geração Editorial. 

Sinopse: Ainda criança, Augusto é bruscamente afastado de seu melhor amigo e forçado pelos pais a se tornar padre. O que no começo fora visto como obrigação, com o tempo passou a ser exercido com carinho e dedicação. Mas, sua vida muda completamente e seus sentimentos mais íntimos são colocados à prova quando ele conhece Rafaela, jovem engajada na luta contra a ditadura imposta pelo golpe militar de 1964 a qual, após ter o namorado preso pela repressão, vê-se sozinha e sem ter para onde ir. Uma história de amor proibido, perseguição, homossexualidade e lealdade passada durante os Anos de Chumbo, uma das épocas mais conturbadas da recente história do Brasil. 

Resenha: No romance Impulsos do Coração o tema central “homofobia” infelizmente ainda é muito presente no dia a dia dos nossos noticiários, no ambiente familiar e na mente de algumas pessoas na qualidade justificativa para seus atos e palavras. A linha de pensamento do personagem Augusto diante da vida no que diz respeito ao direito a vida foi à força que o acompanhou e não permitiu que certas escolhas abalassem sua paz interior. Amor proibido, vingança, abuso de poder e submissão são tabus ou fraquezas que também marcam a trajetória de vida dos personagens em relação de amizade, familiar, profissional e com forte apelo machista.

Perfil do escritor: Mônica de Castro nasceu no Rio de Janeiro no dia de 10 de julho de 1962. Nascida e criada no bairro da Tijuca estudou no tradicional Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Formou em Direito pela UFRJ e exerce a função de Procuradora do Trabalho.

Excelente sexta-feira para você.
Kátia Regina Maba

Blumenau (SC).

2 comentários: