26 de setembro de 2017

“A Morte é um dia que vale a pena viver" de Ana Claudia Quintana Arantes



Boa tarde

Uma obra que merece ser lida e relida até a devida conscientização é A Morte é um dia que vale a pena viver" da autora e médica Ana Claudia Quintana Arantes – Editora Casa da Palavra.

Sinopse: A morte é talvez o maior medo de boa parte das pessoas, além de ser ainda um tabu. No entanto, Ana Claudia Quintana Arantes nos mostra, neste livro, que a grande questão envolvendo a morte, na verdade, é a vida. Como estamos vivendo? Nossos dias estão sendo devidamente aproveitados ou vamos chegar ao fim desta jornada cheios de arrependimentos sobre coisas que fizemos – ou, pior, que não fizemos? Ana Claudia, médica especialista em Cuidados Paliativos, compartilha suas experiências pessoais e profissionais e incentiva que as pessoas cultivem relações saudáveis, cuidem de si próprias com a mesma dedicação com que cuidam dos parentes e amigos
Resenha: Este trabalho esclarece sobre a importância de quebrar o tabu de falar ou mesmo pensar sobre a morte. Uma das propostas deste livro é cuidar de si mesmo para quando for preciso cuidar do outro o processo transcorra de forma mais humana, e não tão mecânica, fria ou até que represente um incômodo.
            O ponto que eu mais absorvi foi quando a médica Ana Claudia Quintana Arantes afirmou que o paciente em estágio final diante da doença necessita de compaixão e não de empatia, seja dos parentes, amigos, médicos e enfermeiros. A empatia é válida em diferentes momentos da vida, mas, é na compaixão que conseguimos ajudar pensando na paz e conforto de quem de nós precise de ajuda, transformando sua dor.

Perfil do autor: Médica, formada pela USP com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia.
Especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.
Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos. Atualmente vice-presidente da instituição e coordena os cursos de formação Multiprofissional na área.

Abraços
Kátia Regina Maba
katiareginamaba@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário