22 de outubro de 2015

"Um Diário no Tempo" - Eliana Machado Coelho.



Boa noite
Recomendo para seus momentos de leitura o romance “Um Diário no Tempo" da autora Eliana Machado CoelhoLançamento nacional 2006 – 2ª edição 02/2014 – Editora Lúmen.

Sinopse: “Nada levaremos conosco para a vida real, que não é neste mundo, a não ser as nossas práticas boas ou más, e seremos responsáveis por elas.” pg. 86.

Resenha: A história é ambientada em São Paulo (SP), Mogi das Cruzes e região de Juquitiba.
No decorrer da história despertam as seguintes perguntas:

- Qual o limite humano quando suas ações são provenientes do egoísmo?
- O meio de convívio é o mais forte precursor da natureza egoísta ou tal fraqueza já se apresenta no caráter em seu berço?

Em algumas passagens do romance é perceptível que, em nossas origens os avós, pais, filhos e irmãos são terrenos fértil para o nosso crescimento espiritual através do amor ou da dor. Nesta altura da leitura o leitor conclui e levado refletir que, é extremamente delicado lançar mão de mentiras ou omissão pensando ser o melhor a ser feito para garantir interesses pessoais, sem considerar que a vida desatará todos os nós, mas, os apertos retornam para o autor da ação mal refletida.
Temas abordados nesta obra: vaidade, opressão, egoísmo, materialismo, fé, companheirismo em diferentes círculos, respeito.

Perfil da autora: A médium Eliana Coelho nasceu em São Paulo (SP) sempre esteve em contato com o Espiritismo desde a mais tenra idade. Quando pequena, a vidência já se manifestava pela presença de uma linda moça, traços muito delicados, aparentando cerca de vinte e cinco anos era o espírito Schellida. Freqüentando centro espírita filiado à Federação Espírita do Estado de São Paulo e à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, passou a desenvolver seu trabalho espiritual e a participar de diversos cursos, entre eles o de educação mediúnica. Casada, mãe de uma filha, Eliana Machado Coelho tem já diversos livros publicados e prossegue, com determinação e perseverança. 

Abraços
Kátia Regina Maba
katiareginamaba@hotmail.com

"O Manuscrito de Mediavilla"



Boa noite
Recomendamos para seus momentos de leitura o romance "O Manuscrito de Mediavilla" do autor Isaias Pessotti Romance/Literatura Nacional – Editora 34.

Sinopse: Depois do sucesso de seu primeiro livro “Aqueles Cães Malditos de Arquelau” (Prêmio Jabuti/1994 e Livro do Ano Câmara Brasileiro do Livro), Isaias Pessotti brinda o leitor com mais um grande romance "O Manuscrito de Mediavilla".
Um grupo de professores de história medieval da Universidade de Milão ao realizar uma pesquisa sobre os templários – cavaleiros da controversa ordem religiosa e militar que lutou nas Cruzadas e foi perseguida pelo rei da frança e pelo para Clemente V, descobre uma biblioteca pouco conhecida de manuscritos raros em um mosteiro da região da Umbria e indícios da presença dos Cavaleiros Templários na construção da igreja.
Pessotti consegue aliar a este conteúdo altamente erudito uma narrativa cheia de humor, paixão e suspense, que fazem de sua leitura uma experiência única.

Resenha: A partir dos temas acima mencionados, para mim muito interessantes, se desenvolve a história descrevendo as relações entre os historiadores Enrico, Sandro, Clara, Laura e Alberto. Os personagens demonstram um grande senso de humor, o que tornou a história muito atraente para mim. O romance é enriquecido com fatos envolvendo a história dos Cavaleiros Templários.

O autor inseriu muito bem o ambiente da época medieval no presente dos personagens, além de proporcionar certo romantismo com os personagens Enrico e Laura. Além disso, tem um misterioso código em um manuscrito a ser revelado. Através de personagens atuais, é transmitida uma verdadeira aula sobre os Cavaleiros Templários e os motivos que levaram à extinção da Ordem do Templo.
O que eu achei um ponto negativo da história é a extensa descrição de aspectos técnicos de arquitetura sobre a construção de igrejas na Idade Média. Esses detalhes amplamente descritos em minha opinião foram cansativos. Contudo, achei uma leitura muito agradável.
Importante: A resenha acima mencionada é da leitora/parceira Laura Maria Pais Simão, residente em Petrópolis (RJ) e nasceu em 29 de julho de 1976.

Perfil do autor: Isaias Pessotti nasceu em São Bernardo do Campo em 1933. Exerce atribuições de escritor, psicólogo e professor universitário. Obteve o título de Doutorado em Psicologia pela 
Universidade de São Paulo (USP) em 1969.

Abraços

Laura e Kátia